Saiba qual o make que mais combina com a sua idade, e arrase em qualquer tempo.
Beleza é uma coisa muito individual, isso todo mundo sabe. Mas existem alguns parâmetros que são seguidos universalmente, em relação a este assunto. O make certo para cada década da sua vida é um exemplo.
Perguntamos para dois beauty artists, Penélope Beolchi e Bruno Lemes – que aqui fala exclusivamente sobre o make dos olhos, quais são as regras gerais sobre o assunto, e as respostas certamente vão ajudar muita gente a evitar erros comuns e a realçar o que existe de melhor em seu rosto.
20 anos
“É bem fácil fazer o make porque não há muito que corrigir. Mas tem uma regra de ouro: marque apenas dois pontos no rosto”, explica Penélope. Por exemplo, se você marcar boca e olhos, não carregue nas sobrancelhas e nas maçãs do rosto. “Produtos sem óleo são os ideais para peles que apresentem tendência a acne, porque não obstruem os poros. Neste caso, outras opções são bases à base de água e maquiagem mineral”, completa.
Para os olhos, Bruno indica: “Eles podem ser bem marcados, essa idade pode abusar de cores e brilhos. E máscara nos cílios, sempre – essa dica vale para todas as idades!”
30 anos
Nessa idade começam a aparecer algumas linhas em volta dos olhos.
“Vale a pena incluir na rotina os cremes e maquiagens anti-idade. Se a pele já não é mais tão oleosa, pode-se escolher bases com hidratante, que devolvem a elasticidade natural”, indica Penélope. O pó facial deve ser usado apenas na região “T” do rosto (testa, nariz e queixo).
Dicas de Bruno: Esfume os cantos dos olhos e opte por um make menos colorido. Dos 20 aos 30 anos, você pode usar bastante sombra cremosa, que dá um ar descolado. Mas é legal não pesar o make dos olhos se você tiver muitas linhas de expressão.
40 anos
Você pode abusar dos tons de terra e opacos. “Dê preferência aos tons quentes, como laranja ou páprica, pois corrigem pequenos inchaços na área dos olhos” diz Penélope. A maquiadora ainda indica que as falhas da sobrancelha podem ser preenchidas com sombra da cor exata dos cabelos. “O efeito é muito rejuvenescedor e natural”. Os tons mais indicados de blushes são rosados ou corados saudáveis, que devem ser aplicados no topo das maçãs do rosto.
Bruno pede atenção aos exageros! “Muita maquiagem acumula o produto nas linhas de expressão. Com muita cautela pode-se usar um toque, uma pitada de cor. Comece a usar iluminador no lugar do brilho no make dos olhos.”
50 anos
Dicas de Penélope: Arremate a sombra com delineador num traço marcante ou mesmo bem fino, o que delineia os olhos e cria profundidade em pálpebras inchadas. Escolha uma cor viva de batom e aplique um lápis de contorno de lábios. Batons com hidratantes ou de efeito plumping, unidos a sombras que promovem lifting na região dos olhos, são o que há de mais novo nas linhas de tratamento.
Bruno é categórico e dá sua ordem: “Aqui já é proibido usar brilho! Prefira o uso do iluminador, sempre, rente às sobrancelhas.”
60 anos
Como a região das sobrancelhas costuma ficar mais funda com essa idade o segredo é aplicar sob as sobrancelhas um blush de tom quente, como laranja, com um pincel próprio de blush. “Em vez de batom, experimente preencher todo o lábio com o lápis de contorno e aplicar o batom cremoso apenas no centro dos lábios. Isso impede que o batom escorra pelas linhas da boca”, explica Penélope. Quando terminar o make-up, passe um pouquinho de um blush marrom opaco logo abaixo do queixo, no ponto mais claro do queixo duplo, para afinar o rosto.
Para valorizar os olhos utilize tons naturais mais próximos à cor dos cabelos. Tons terrosos e neutros destacam o olhar com suavidade. “Para destacar o olhar, esfume o canto externo sem puxar muito para a sobrancelha, evitando depósitos de maquiagem”, indica Bruno.
70 anos
O segredo aqui é a escolha das cores! “Preste atenção nas cores do lápis de sobrancelha, sombras e batom, pois provavelmente toda a sua harmonia cromática deve ter se suavizado, uma vez que não é apenas a cor dos cabelos que clareia, mas também pele, cílios e olhos”, explica Penélope.
Escolha uma base bem hidratante e não aplique muito pó facial. Substitua o blush por um batom cor de boca aplicado suavemente nas maçãs do rosto. O efeito é superdelicado e natural. Caso os cabelos sejam brancos, experimente usar máscara para cílios na cor cinza.
Dicas de Bruno: Cuidado com o lápis na parte inferior dos olhos, o que tende a deixar a aparência de olho “saltado”. Use tons bem suaves, para harmonizar com os tons do seu rosto nessa idade.
Penélope Beolchi é maquiadora e cabeleireira da Lu Molinos & Agenciados
Bruno Lemes é maquiador e cabeleireiro do MG Hair Design.
Nenhum comentário:
Postar um comentário