29/10/2009

20 anos - Pode tudo


É a idade do frescor, das experimentações. Hora de variar, brincar com cores, cortes e penteados





Cabelo

Longo, curto, claro, escuro, reto, desfiado... Brinque à vontade com os fios, mas sempre respeitando seu estilo e personalidade. “Para essa idade, adoro os cortes repicados e franja, que pode ser espessa, ralinha, de orelha a orelha, acima das sobrancelhas ou quase cobrindo os olhos”, diz o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, do M.G Hair Design, em São Paulo. O tom deve ficar o mais natural possível para não pesar e envelhecer. “Em vez de uma coloração total, que exige muita manutenção, prefira apenas mechinhas concentradas mais nas pontas”, orienta o colorista Yuha Antero.




Maquiagem

Não há muito o que corrigir na pele. Então, o foco é realçar olhos e boca. Use um pouquinho de corretivo e base livre de óleo somente se precisar disfarçar espinhas. Para um look marcante, vá de sombra neutra, um toque sutil de blush e batom vermelho. Se a ideia é um visual divertido, opte por sombras coloridas e até cintilantes e batom ou brilho labial clarinhos. Seja qual for sua escolha, aplique várias camadas de rímel para valorizar o olhar.

 
30 anos - Tempo de glamour


Quase tudo ainda cai bem, mas é hora de começar a apostar na sutileza para um visual chique




Cabelo

Aos 30, é preciso escolher um comprimento que recupere a leveza dos 20 anos. “Mantenha os fios um palmo abaixo dos ombros, sempre repicados e com franja longa. É chique e não envelhece”, sentencia Marco Antônio de Biaggi. Para cobrir os brancos, que estão aqui e ali, a dica é tonalizá-los com a cor original do seu cabelo. Garanta um resultado natural fazendo mechas fininhas ao redor do rosto. Aproveite que a idade ainda permite e use os cabelos soltos, ondulados ou escovados.






Maquiagem

O segredo é não exagerar, escolhendo apenas um ponto de destaque – olhos ou boca. Como olheiras e pés de galinha já dão sinais, corretivo líquido e base passam a ser itens obrigatórios no nécessaire. “Para iluminar a expressão, use dois tons de base: uma mais clara que a sua pele no meio da testa, embaixo dos olhos, sobre o nariz e no maxilar, e outra, mais escura, bem pertinho da raiz do cabelo, nas têmporas, nas abas do nariz e no pescoço”, ensina o maquiador Fabio Nogueira. Finalize a pele com pó translúcido e pinceladas de blush rosado ou terra nas maçãs. Nos olhos, use sombra grafite ou marrom, rímel e delineador pretos. Invista no batom nude ou vermelho.



40 anos - Beleza é luz


As restrições aumentam e a ideia deve ser iluminar e valorizar mais a aparência do que parecer que está produzida




Cabelo

Os fios brancos estão mais intensos agora, e as mechas, sozinhas, já não camuflam. É preciso colorir tudo desde a raiz. O ideal é usar dois tons mais claros que o natural. Você pode abusar do reflexo, que ajuda a rejuvenescer. O comprimento perfeito é na altura do pescoço e repicado, com franja longa. “Mas, se você não abre mão do longo, que não passe da linha do peito e tenha um repicado em volta do rosto”, recomenda o expert Marcos Proença.







Maquiagem

A partir dos 40, é fundamental aplicar um hidratante de efeito lifting antes da maquiagem para suavizar as linhas de expressão e as bolsas sob os olhos. “Depois, cubra a pele com base líquida e pó mineral e finalize com uma pincelada de blush rosado nas têmporas”, diz a maquiadora Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem, em São Paulo. Para um olhar jovem, realce as pál­pebras superiores com sombra mineral marrom e bege. Evite pintar as pálpebras inferiores para não denunciar as olheiras. Na boca, você pode optar por batons claros (rosa ou nude) ou escuros (bordô ou vermelho fechado).


50 anos - Com leveza


O penteado e a maquiagem são dois grandes trunfos para rejuvenescer. A medida certa é a da discrição






Cabelo

A palavra de ordem é evitar os extremos. O comprimento ideal é na altura da saboneteira – nem curtinho nem comprido demais. Dá até para usar franja, mas tem que ser alongada e na lateral. Esqueça o corte reto: para um ar jovem e moderno, os fios precisam ser repicados. Como o cabelo está mais branco, a tendência é extrapolar no reflexo e acabar ficando blond. Já que tanto o loiro quanto o moreno total envelhecem, o melhor é investir nas nuances mais naturais de castanho.







Maquiagem

Os efeitos da gravidade deixam o contorno facial mais caidinho. Por isso, aposte numa base lifting. Aplique corretivo cremoso e pó facial somente no centro da face, para iluminar. Blush pêssego das maçãs em direção às têmporas é fundamental para dar um up e aumentar o viço. “O brilho é proibido nos olhos – então fuja das sombras cintilantes! Fique com tonalidades opacas de ocre, bege e rosa”, diz Fabio Nogueira. Valorize as pálpebras com um traço de lápis preto, que ajuda a abrir o olhar. Traga um pouco de cor ao make escolhendo um batom alaranjado. Só que, antes de aplicá-lo, marque o contorno labial com um lápis, pois com a idade o desenho fica indefinido.



60 anos ou mais - Em traços suaves


Cores mais discretas são as grandes aliadas. Não é preciso ter medo de se produzir – a questão é não querer mostrar uma idade que não se tem






Cabelo

O corte chanel ou o curtinho com fios repicados são perfeitos. Para o visual não ficar careta, realce as pontas com spray ou pomada. Outra dica é manter a raiz com volume para quebrar o semblante cansado. Modele com musse e secador e, se necessário, coloque bob para estruturar os fios. A coloração deve ser suave para não criar muito contraste com a pele. Fique com as nuances de castanho-claro ou loiro-claro.







Maquiagem

“O ideal é concentrar o make em pele e boca. Os olhos passam a ser secundários”, diz o beauty stylist Evandro Ângelo, do EV, em São Paulo. Mais do que nunca, a pele tem que ser corrigida, porém com sua­vidade. O primeiro passo é aplicar base líquida e, depois, pó facial na parte central do rosto. Boa aposta: blush em musse rosa-queimado espalhado nas têmporas. Já que os olhos são neutros, prefira os tons de marrom e bege opacos. Ao aplicar a sombra, não se deve ultrapassar a linha do côncavo. Para levantar o olhar, nada como três camadas de rímel nos cílios. Vermelho fechado e terra são as cores mais indicadas para os lábios. Mas, antes do batom, defina o desenho da boca com lápis para que o produto não se deposite nas ruguinhas.

Eu adorei esta matéria e vocês?
Beijinhos



Beleza em todas as idades...

20 Anos
O ambiente é reponsável por muitas mudanças que você observará em sua pele com o passar do tempo. Invista em uma rotina prática, incluindo produtos com proteção solar.

30 Anos
Neste momento a reposição celular reduz um pouco sua velocidade. Ai vai uma dica rápida: a esfoliação proporcionará mais brilho em uma pele opaca. Depois disso, sentir-se segura pode ser seu maior segredo de beleza.

40 Anos
Se você tem uma vida repleta de alegria e amor, você terá a mesma sintonia nas expressões do seu rosto. Sorria. Não há nada que um hidratante orreto e um creme para a área dos olhos não possam resolver.


50 Anos e mais
Com o tempo a pele perde hidratação. Cuide de sua pele com um hidratante intensivo antes de dormir. Seu entusiasmo pela vida e sua disciplina de cuidados com a pele poderão ajudá-la a se manter maravilhosa sempre.

A edição de Novembro 2008 da Vogue francesa deu mais uma vez nas vistas com a sua produção “Dos 10 aos 60 anos”, onde apenas com recurso a boa maquilhagem, técnicas de fotografia e iluminação estratégica é retratado o processo de envelhecimento de uma mulher.
Essa mulher é a modelo húngara Eniko Mihalik e surge em imagens de página inteira com 10, 20, 30, 40, 50 e 60 anos. A produção é simplesmente genial.
Será que o tempo não perdoa mesmo ou, pelo contrário, com alguns cuidados básicos podemos perfeitamente envelhecer com graciosidade?

Espero que vocês tenham gostado....
beijinhos