16/06/2009

10 dicas de maquiagem para peles negras


Black is beautiful! A beleza da mulher negra está cada vez mais em evidência e precisa de dicas especificas para não errar no make. Confira!


Sim, é verdade: a pele negra é mais resistente do que a pele branca. Mas mesmo assim deve receber cuidados específicos, que devem se refletir inclusive na hora da maquiagem. Saiba como aproveitar o máximo a sua beleza negra, iluminando e protegendo sua pele para o verão.

Assim como na lista de dicas para peles muito brancas, conversamos com Bruno Lemes, do MG Hair Design. Confira as dicas de maquiagem do expert e use a sua pele a favor da beleza!


1. A pele negra, hoje em dia, está muito mais fácil de ser maquiada. Isso porque os pigmentos das bases e dos pós estão mais avermelhados, tons perfeitos para peles negras, e não deixam mais aquela cor acinzentada como antes


2. A regra vale para todos os tons de pele, negra, mulata ou morena: a base perfeita para você é a que não escurece nem clareia sua cútis. Teste-a no próprio rosto (nada de testar na mão) – logo abaixo das maçãs


3. O mesmo vale na hora de escolher o pó facial. Nada de “escurecer” ou “clarear”. O pó que você deve comprar é aquele que não aparece na sua pele


4. A cosmetologia tem uma linha de produtos chamada de “linha solar”. Estes produtos têm pigmentos em tons de marrom e terracota, que ficam lindos na pele negra


5. Na hora de escolher o corretivo (para disfarçar manchas ou olheiras), opte por um de cor bege escuro. Fuja dos tons brancos


6. Neste verão, aposte na dobradinha lápis mais rímel pretos, e sombras douradas ou em tons de vinho. Os tons metálicos, como prata e bronze, garantem glamour – mas lembre-se de que mesmo estes tons devem ser escuros, e sempre bicolores. Não use sombras de uma cor só ou muito claras. Você pode, e deve, ousar no make dos olhos


7. Lembre-se: quanto mais escuro o tom da pele, mais escura vai ser a maquiagem


8. Proteja sempre a sua pele com filtro solar. É um mito a história de que a pele negra não precisa de proteção. O resultado da exposição ao sol? Uma pele cheia de manchas, e longe de ser macia como deve ser


9. Lábios lindos e sexy: aposte nas cores ameixa e morango, que lhe darão um ar sensual sem ser vulgar. Cuidado com os tons de laranja, porém


10. A pele negra fica linda quando iluminada por um blush colorido. A cor pêssego é a tendência atual para todos os tons de pele, mas as negras ficam lindas com blushes cor de ameixa, vinho ou mesmo um rosinha suave.

Alessandra Siedschlag e Ana Paula Xavier

Dicas de maquiagem dos 20 aos 70 anos



Saiba qual o make que mais combina com a sua idade, e arrase em qualquer tempo.


Beleza é uma coisa muito individual, isso todo mundo sabe. Mas existem alguns parâmetros que são seguidos universalmente, em relação a este assunto. O make certo para cada década da sua vida é um exemplo.

Perguntamos para dois beauty artists, Penélope Beolchi e Bruno Lemes – que aqui fala exclusivamente sobre o make dos olhos, quais são as regras gerais sobre o assunto, e as respostas certamente vão ajudar muita gente a evitar erros comuns e a realçar o que existe de melhor em seu rosto.


20 anos

“É bem fácil fazer o make porque não há muito que corrigir. Mas tem uma regra de ouro: marque apenas dois pontos no rosto”, explica Penélope. Por exemplo, se você marcar boca e olhos, não carregue nas sobrancelhas e nas maçãs do rosto. “Produtos sem óleo são os ideais para peles que apresentem tendência a acne, porque não obstruem os poros. Neste caso, outras opções são bases à base de água e maquiagem mineral”, completa.


Para os olhos, Bruno indica: “Eles podem ser bem marcados, essa idade pode abusar de cores e brilhos. E máscara nos cílios, sempre – essa dica vale para todas as idades!”


30 anos

Nessa idade começam a aparecer algumas linhas em volta dos olhos.

“Vale a pena incluir na rotina os cremes e maquiagens anti-idade. Se a pele já não é mais tão oleosa, pode-se escolher bases com hidratante, que devolvem a elasticidade natural”, indica Penélope. O pó facial deve ser usado apenas na região “T” do rosto (testa, nariz e queixo).


Dicas de Bruno: Esfume os cantos dos olhos e opte por um make menos colorido. Dos 20 aos 30 anos, você pode usar bastante sombra cremosa, que dá um ar descolado. Mas é legal não pesar o make dos olhos se você tiver muitas linhas de expressão.


40 anos

Você pode abusar dos tons de terra e opacos. “Dê preferência aos tons quentes, como laranja ou páprica, pois corrigem pequenos inchaços na área dos olhos” diz Penélope. A maquiadora ainda indica que as falhas da sobrancelha podem ser preenchidas com sombra da cor exata dos cabelos. “O efeito é muito rejuvenescedor e natural”. Os tons mais indicados de blushes são rosados ou corados saudáveis, que devem ser aplicados no topo das maçãs do rosto.


Bruno pede atenção aos exageros! “Muita maquiagem acumula o produto nas linhas de expressão. Com muita cautela pode-se usar um toque, uma pitada de cor. Comece a usar iluminador no lugar do brilho no make dos olhos.”


50 anos

Dicas de Penélope: Arremate a sombra com delineador num traço marcante ou mesmo bem fino, o que delineia os olhos e cria profundidade em pálpebras inchadas. Escolha uma cor viva de batom e aplique um lápis de contorno de lábios. Batons com hidratantes ou de efeito plumping, unidos a sombras que promovem lifting na região dos olhos, são o que há de mais novo nas linhas de tratamento.


Bruno é categórico e dá sua ordem: “Aqui já é proibido usar brilho! Prefira o uso do iluminador, sempre, rente às sobrancelhas.”


60 anos

Como a região das sobrancelhas costuma ficar mais funda com essa idade o segredo é aplicar sob as sobrancelhas um blush de tom quente, como laranja, com um pincel próprio de blush. “Em vez de batom, experimente preencher todo o lábio com o lápis de contorno e aplicar o batom cremoso apenas no centro dos lábios. Isso impede que o batom escorra pelas linhas da boca”, explica Penélope. Quando terminar o make-up, passe um pouquinho de um blush marrom opaco logo abaixo do queixo, no ponto mais claro do queixo duplo, para afinar o rosto.


Para valorizar os olhos utilize tons naturais mais próximos à cor dos cabelos. Tons terrosos e neutros destacam o olhar com suavidade. “Para destacar o olhar, esfume o canto externo sem puxar muito para a sobrancelha, evitando depósitos de maquiagem”, indica Bruno.


70 anos

O segredo aqui é a escolha das cores! “Preste atenção nas cores do lápis de sobrancelha, sombras e batom, pois provavelmente toda a sua harmonia cromática deve ter se suavizado, uma vez que não é apenas a cor dos cabelos que clareia, mas também pele, cílios e olhos”, explica Penélope.


Escolha uma base bem hidratante e não aplique muito pó facial. Substitua o blush por um batom cor de boca aplicado suavemente nas maçãs do rosto. O efeito é superdelicado e natural. Caso os cabelos sejam brancos, experimente usar máscara para cílios na cor cinza.


Dicas de Bruno: Cuidado com o lápis na parte inferior dos olhos, o que tende a deixar a aparência de olho “saltado”. Use tons bem suaves, para harmonizar com os tons do seu rosto nessa idade.


Penélope Beolchi é maquiadora e cabeleireira da Lu Molinos & Agenciados

Bruno Lemes é maquiador e cabeleireiro do MG Hair Design.

10 dicas de maquiagem para peles claras


Uma pele muito branca, ao contrário do que muitos pensam, pode ser muito mais difícil de maquiar do que as outras


Isso acontece porque qualquer cor que se coloque sobre a pele das branquinhas pode “gritar” se não for muito bem pensada e analisada na hora da maquiagem. E não usar nada está longe de ser a melhor opção – o efeito pode ser uma coisa bem diferente do look saudável que se quer atingir.

Pensando nisso, fomos conversar com Bruno Lemes, do MG Hair Design. Confira as dicas do expert e use a sua pele branquinha a favor da sua própria beleza!


1. Testar a base no pulso não funciona. A pele do pulso tem uma tonalidade e uma textura muito diferentes da pele do rosto. Em vez disso, coloque uma pequena quantidade do produto sobre o dedo indicador e dê leves “batidinhas” no espaço entre a maçã do rosto e o maxilar. A base ideal precisa sumir na pele, e não escurecer ou clarear mais.


2. Para a pele branca, a base translúcida é perfeita, por ser mais suave que as outras.


3. Não se escolhe o make apenas pelo tom da pele. É necessário avaliar todo o conjunto, ou seja, pele mais cabelo. Se você tem um contraste, ou seja, pele bem clarinha e cabelo escuro, aposte no look mais selvagem, de mais atitude: marque bem os olhos - esfumando com preto ou marrom -, e deixe a boca mais natural, usando um batom nude.


4. Se você tem, além da pele clara, também cabelos claros, invista na maquiagem com tons mais rosados, cores pastéis, que já não casam tão bem com os cabelos escuros.


5. Preste atenção: mesmo as peles brancas têm uma variação no seu matiz. Temos o branco, bem branco mesmo, (como a pele da atriz Nicole Kidman, que parece de marfim), até a pele mais amarelada e a que puxa para o cor-de-rosa. A pele amarelada pede um toque de bege para neutralizar o amarelo – e esse truque funciona também para a pele muito rosa. Já a pele marfim aceita um blush com um pouco mais de cor, uma coisa mais cor-de-rosa, por exemplo.


6. Hoje em dia o blush que está em alta é o cor de pêssego, para as peles mais claras. Apesar de ser bem colorido, ele é um tom neutro: dá um ar saudável ao mesmo tempo em que está anos-luz distante do efeito fake do antigo “rouge”.


7. Outra dica bacana para as branquinhas é usar um filtro solar com cor. Em voga na Europa, é um recurso que pigmenta suavemente, ao mesmo tempo em que protege. Ele não possui a mesma cobertura de uma base, mas uniformiza a pele e não é oleoso como os filtros comuns.


8. Quer um efeito profissional no seu make? Invista em pincéis com cerdas diferenciadas, que, somados aos micropigmentos do pó, conseguem “polir” a pele, deixando a quantidade mínima de produto necessária para cobrir as imperfeições. Assim, você acaba com o excesso de brilho, ao mesmo tempo em que “lustra” sua cútis. As micropartículas refletoras fazem com que sua pele fique mais uniforme, sem, porém, proporcionar aquela aparência pesada.


9. Cuidado com a tentação de colorir os olhos claros com sombras muito chamativas. Olhe seus olhos: mesmo sendo verdes ou azuis, eles têm também tons de marrom, castanho, cinza… Use e abuse dessa “paleta” de cores na hora de usar as sombras e os lápis. Misturar a sombra verde com a sombra grafite proporciona um efeito luminoso e bem dramático, por exemplo.


10. Por fim, a regra de ouro para o make em rostos muito claros: cuidado ao brincar com as cores muito fortes. Lembre-se: você quer que a sua maquiagem trabalhe a favor da sua pele branquinha, e nunca contra ela. Pegue leve e fique linda.


Alessandra Siedschlag e Ana Paula Xavier

Veja como é fácil se maquiar


Batons para mulatas ou negras


Batons para pele bronzeadas


Batons para morenas


Batons para loira